segunda-feira, 29 de junho de 2009

Eusébio de Cesaréa

Eusébio de Cesaréa é um dos mais importantes autores da antiguidade cristã. Muitos estudiosos o definem como uma espécie de divisor de águas entre os períodos pré-niceno e niceno; se considerarmos sua formação teológica e o conteúdo de sua bora mais importante, ele faria parte do período pré-niceno; foi inclusive perseguido por Diocleciano em 303. Mas se levarmos em conta sua atividade eclesial e política, ele já estaria no período niceno, afinal, participou diretamente da controvérsia ariana e esteve muito perto do imperador Constantino, exatamente na época em que o cristianismo deixava de ser religião perseguida.
Sua obra mais importante e conhecida é a História Eclesiástica, composta em 10 livros. Nessa obra, Eusébio faz o verdadeiro papel de historiador, pesquisando o passado, juntanto fontes e relatos e escrevendo a história da Igreja anterior a ele. Apesar da ortodoxia duvidosa de Eusébio, sua obra é tida como uma boa fonte para o estudo do cristianismo pré-niceno, daí sua importancia para qualquer um que queira estudar o cristianismo primitivo antes de 325.
Muitas informações e trechos de autores antigos foram, inclusive, conservados somente por Eusébio; uma verdadeira pérola do cristianismo antigo.

Nenhum comentário: