sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Mais sobre o 'Evangelho da esposa de Jesus'

Pude acompanhar nos últimos dias uma avalanche de reações negativas de estudiosos em relação à autenticidade do fragmento apresentado por Karen King no X Congresso da Associação de Estudos Coptas.
O seguinte artigo publicou trechos de entrevistas com alguns especialistas que estavam presentes à conferência de King em Roma, entre eles, meu amigo, Alin Suciu, e meu professor de copta, Wolf-Peter Funk:
http://www.ajc.com/news/ap/top-news/harvard-claim-of-jesus-wife-papyrus-scrutinized/nSFRz/


Alin está convencido de que se trata de uma falsificação.

Stephen Emmel disse que "há algo nesse fragmento, em sua aparência e na gramática do copta, que me impressiona  como algo que de alguma maneira não é totalmente convincente".

Sobre o conteúdo do fragmento, Funk disse algo como "há milhares de sobras de papiros onde você acha essas coisas malucas. Pode ser qualquer coisa". Ele fazia referência ao fato de o fragmento ser tão pequeno e fora de contexto, o que praticamente impossibilitaria sua interpretação.

Vários estudiosos também chamaram atenção para o fato de o fragmento conter trechos que são praticamente paralelos exatos de escritos conhecidos do público em geral, como o Evangelho de Tomé. Tais paralelos são tão exatos que passam a impressão de que foi feito uma espécie de "bricolagem", que o autor(a) escolheu a dedo o que ia copiar no fragmento.

Quem lê inglês e conhece um pouco de copta, pode ler o pequeno artigo, bastante elucidativo, escrito pelo prof. Francis Watson, da Universidade de Durhan, Reino Unido.

O artigo pode ser visualizado em pdf aqui

Nenhum comentário: