Entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro de 2007, ocorreu no Shephard Hotel, Cairo, Egito, o chamado “Nordic Nag Hammadi and Gnosticism Network”. Trata-se de um seminário anual realizado pela associação nórdica de estudos coptas, formada pelos estudiosos da Dinamarca, Finlândia, Suécia e Noruega. O seminário é organizado por professores desses países, principalmente o prof. norueguês Einar Thomassen, para quem não conhece, um das referências em valentianismo.
O seminário funciona da seguinte maneira: um texto copta é escolhido para ser traduzido; de manha lê-se o texto traduzindo-o, os participantes têm de lê-lo e traduzí-lo no decorrer do seminário; ocorrem também discussões filológicas em relação ao texto, propondo-se alternativas para o preenchimento de lacunas etc. Ocorrem também muitas discussões sobre o conteúdo e interpretação de passagens obscuras e do sentido e objetivo geral do texto. Em 2006, o texto discutido foi o recém publicado evangelho de Judas. Em 2007, discutiu-se a versão do primeiro apocalipse de Tiago do codex Tchacos, o mesmo codex do evangelho de Judas.
Durante a tarde, em geral, deixa-se a tradução do texto de lado e os participantes apresentam comunicações científicas. Eu tive a oportunidade de apresentar uma comunicação sobre o codex V de Nag Hammadi e sua relação com a literatura copta do séc. IV. Para quem se interessar, o texto da comunicação está disponível no site do Programa de Estudos Judaico-helenísticos, no link abaixo:
http://www.pej-unb.org/downloads/paper_julio_nh_gn_2007.pdf
Em 2008, o NNHGN ocorrerá em Helsinki, Finlândia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Júlio,
Parabéns pelo Blog e por seu trabalho e dedicação.
Postar um comentário