sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mais sobre "a possível descoberta do mais antigo fragmento do Novo Testamento"

Foto verídica do tal fragmento do Evangelho de Marcos ou falsificação?
Essa foto tem circulado na internet nos últimos dias. Alguns chegaram a afirmar que se trataria da foto do tal fragemento sobre o qual falamos no post anterior. No entanto, outros estão dizendo que o fragmento em questão não é o dito cujo; outros ainda dizem que se trata de uma falsificação. 


Ou seja, como vocês podem notar, há muito "blá, blá, blá" e "ti ti ti", e pouca informação precisa e confiável. Até agora, por exemplo, não consegui descobrir de onde viriam os supostos fragmentos, onde foram descobertos, etc. Se alguém souber, por favor, me avise.

Continuo achando que a melhor atitude em relação a isso é a prudência. Não vou dizer que  se trata de uma falsificação, mas também não vou acreditar. O tempo dirá se o tal fragmento existe de fato e se é verdadeiro.

Questionamentos em relação à datação também já começam a surgir na internet, principalmente em blogs de estudiosos e de estudos bíblicos. Primeiramente, esqueçam o tal do "carbono 14"; esse método não é preciso o suficiente para datar um manuscrito antigo. O melhor método para se saber a data de um manuscrito antigo ainda é a paleografia. Não conheço muito do assunto, mas pelo que andei perguntando a alguns de meus professores, é muito difícil afirmar categorigamente que um fragmento tão pequeno provenha do séc. I.

Qualquer nova informação eu posto aqui no blog. Algo me diz que ainda vamos ouvir muito sobre esse assunto até a Páscoa....


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A possível descoberta do mais antigo fragmento do Novo Testamento

Nas últimas semanas, algumas notícias sobre a descoberta de novos fragmentos do Novo Testamento têm circulado na internet. Tenho acompanhado a discussão por meio da página do software Bibleworks no facebook. Alguns sites, como o Center for the Study of New Testament Manuscripts também têm abordado o assunto.

Segundo as notícias, sete novos papiros do Novo Testamento teriam sido descobertos, segundo análises paleográficas, seis deles datariam do séc. II e um do séc. I. O papiro do séc. I conteria uma passagem do Evangelho de Marcos. 

Se a notícia se confirmar, seria uma descoberta e tanto. Esse seria o mais antigo fragmento do Novo Testamento conhecido, já que até então, o mais antigo é o  Papiro Ryland P52, que contém um fragmento do Evangelho de João do início do séc. II.

No entanto, é sempre bom ter um pouco de prudência em relação a esse tipo de notícia, ainda mais se levarmos em conta alguns dos estudiosos envolvidos na divulgação; alguns deles dedicaram mais tempo nos últimos anos a polêmicas do que a trabalhos acadêmicos.
Além do mais, vale lembrar que estamos nos aproximando da Páscoa, e a imprensa adora divulgar esse tipo de notícia nessa época, quando as pessoas estão mais suscetíveis a assuntos religiosos. É só lembrar do Evangelho de Judas, publicado na Semana Santa de 2006, ou o caso esdrúxulo do "Túmulo de Jesus", divulgado pelo Discovery Chanel no mesmo período do ano seguinte.  

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

X Congresso Internacional de Estudos Coptas

O X Congresso Internacional de Estudos Coptas acontecerá em Roma nos dias 17-22 de setembro de 2012.
A sessão de abertura, na segunda dia 17, acontecerá na Universidade Sapienza de Roma; o restante do congresso (do dia 18-22) acontecerá no Institutum Patristicum Augustinianum e na Biblioteca do Vaticano.
Estudiosos renomados como Gregor Wurst e James E. Goehring, por exemplo, apresentarão relatórios sobre o desenvolvimento das pesquisas relativas à coptologia no período de 2008-2012. Wurst, conhecido por seu trabalho na edição crítica do Evangelho de Judas , fará um relatório sobre os estudos relativos ao gnosticismo e maniqueismo; Goehring, um dos mais renomados especialistas em monasticismo copta, fará um relatório exatamente sobre o assunto em questão.
O cômite organizador do congresso é formado pelos professores Paola Buzi, Tito Orlandi e Alberto Camplani.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento.