Em 2008, logo depois da inauguração deste blog, postei uma foto na qual eu estava com alguns colegas dando uma olhadinha num folio do Codex V de Nag Hammadi. A foto havia sido tirada em outubro de 2007, quando fui ao Cairo para participar do Nordic Nag Hammadi and Gnosticism Network. Na ocasião, os participantes do NNHGN, guiados pelos porfessores Einar Thomassen e John Turner, tiveram a oportunidade de visitar o Museu copta do Cairo, e, melhor ainda, ver de perto os manuscritos de Nag Hammadi lá guardados. Como eramos um grupo de estudiosos, nos foi permitido ver, além das folhas e páginas que estavam expostas no Museu, outras páginas e folhas que ficam guardadas. Só não podiamos entrar com maquinas fotográficas no Museu. Enfim, a direção do Museu não falou nada sobre celulares....
Os nórdicos também sabem ser malandros.
Eu não sabia que essa nova foto que estou postando tinha sido tirada. Eu não tinha celular para tirar foto dentro do Museu, então, fui pedindo ao pessoal que tirasse fotos de mim com o folio 25 do Codex V. Várias pessoas tiraram fotos, mas até pouco tempo, só uma dessas fotos me tinha sido enviada (a do post de 2008).
Recentemente, o colega americano Timothy Sailors postou essa outra foto no facebook. Eis, então, outra foto desse momento emocionante da minha vida acadêmica! A qualidade evidencia que ela foi tirada de celular.
Da esquerda para direita: Julio Cesar Dias Chaves, Outi Lehtipuu, Michael Kaler e Timothy Sailors.
O folio 25 do Codex V é particularmente interessante para o meu trabalho; ele contém o fim do Apocalipse de Paulo e o início do 1 Apocalipse de Tiago. É perfeitamente possível perceber que o título final do 1ApcTiago foi escrito em letras menores que o restante do codex, evidenciando, assim, intervenção do escriba. O Michael Kaler, antigo colega aqui da Université Laval e que também está na foto, é hoje o maior especialista do mundo no Apocalipse de Paulo e por isso também demonstrou bastante interesse em ver esse folio em específico.
Um comentário:
Bonjour,
Muito legal a foto e viva os nórdicos hehe
Abraço,
ALlan
Postar um comentário