Bom, como estamos na oitava de Páscoa, nada como um post temático.
Falaremos um pouco das cartas festivas de Atanásio de Alexandria. O famoso patriarca de Alexandria, símbolo da luta pela ortodoxia no século IV, continuou durante seu longo patriarcado um costume que já havia sido instituído por seus antecessores e que foi continuado por seus sucessores, a composição de cartas festivas. Todo, ano, salvo aqueles em que esteve exilado devido à controvérsia ariana, Atanásio escrevia uma carta na qual definia o calendário litúrgico do ano em questão; definia a data de início da Quaresma e informava a data da Semana Santa e Páscoa, bem como as das demais festas litúrgicas importantes da Igreja egípcia. Em geral, Atanásio aproveitava a carta festiva para fazer uma pregação ou catequese sobre um determinado tema.
A carta era composta em grego e traduzida para o copta, sendo assim consumida em ambas as línguas. A tradução copta servia principalmente para difundir a carta nos mosteiros coptas do médio e alto Egito. Inclusive, vale lembrar que as cartas festivas de Atanásio foram, em sua maioria, conservadas somente em copta.
A carta festiva de 367 é particularmente famosa, pois apresenta uma lista dos textos considerados canônicos por Atanásio. Não lembro de cor quais os textos do Antigo Testamento ele considerava canônicos. Em relação ao Novo Testamento, a lista de Atanásio coincide exatamente com o cânon do Novo Testamento católico. A carta festiva de 367 de Atanásio apresenta, portanto, uma das mais antigas e completas listas de textos canônicos conhecida. Mais antigo que isso? Só consigo pensar assim de cabeça no Fragmento de Muratori; de qualquer modo, a lista de Atanásio é mais ampla.
Saindo um pouco da temática do blog, espero que o Dunga convoque o Ronaldinho Gaúcho para a Copa.
Falaremos um pouco das cartas festivas de Atanásio de Alexandria. O famoso patriarca de Alexandria, símbolo da luta pela ortodoxia no século IV, continuou durante seu longo patriarcado um costume que já havia sido instituído por seus antecessores e que foi continuado por seus sucessores, a composição de cartas festivas. Todo, ano, salvo aqueles em que esteve exilado devido à controvérsia ariana, Atanásio escrevia uma carta na qual definia o calendário litúrgico do ano em questão; definia a data de início da Quaresma e informava a data da Semana Santa e Páscoa, bem como as das demais festas litúrgicas importantes da Igreja egípcia. Em geral, Atanásio aproveitava a carta festiva para fazer uma pregação ou catequese sobre um determinado tema.
A carta era composta em grego e traduzida para o copta, sendo assim consumida em ambas as línguas. A tradução copta servia principalmente para difundir a carta nos mosteiros coptas do médio e alto Egito. Inclusive, vale lembrar que as cartas festivas de Atanásio foram, em sua maioria, conservadas somente em copta.
A carta festiva de 367 é particularmente famosa, pois apresenta uma lista dos textos considerados canônicos por Atanásio. Não lembro de cor quais os textos do Antigo Testamento ele considerava canônicos. Em relação ao Novo Testamento, a lista de Atanásio coincide exatamente com o cânon do Novo Testamento católico. A carta festiva de 367 de Atanásio apresenta, portanto, uma das mais antigas e completas listas de textos canônicos conhecida. Mais antigo que isso? Só consigo pensar assim de cabeça no Fragmento de Muratori; de qualquer modo, a lista de Atanásio é mais ampla.
Saindo um pouco da temática do blog, espero que o Dunga convoque o Ronaldinho Gaúcho para a Copa.
7 comentários:
olha, eu não quer ele na seleção não, até pq acho que tem gente melhor pra colocar. mas dentro das "prévias", realmente, o ronaldinho seria essencial...
josué e kleberson... pqp...
Semanas e posts a fio sem comentários, aí, é só eu falar algo de futebol que alguém comenta no memo dia, kkkkk.
Acho que vou mudar de blog. Hehe
Para você não ficar triste com os comentários:
A lista dogmática dos livros da Bíblia mais antiga é o Decretum Damasi, de 382 (DS 179-180). Mas já o Sínodo de Laodiceia (364) tinha feito uma lista semelhante.
São Cirilo também apresenta uma lista em Catechesis IV, 35-36, na que só falta o Ap (http://www.catholicscripture.net/enchiridion/).
PS: Ronaldinho já era!
Oi, João
Valeu pelo comentário
De fato, o Decreto Damasi é a lista canônica dogmática mais antiga. Lembrando que foi o Papa Dâmaso que deu a São Jerônimo a tarefa de normatizar a versão latina da Bíblia; esse trabalho de São Jerônimo, que durou anos, resultou na famosa Vulgata. De qualquer modo, o Decreto de Dâmaso é posterior a carta de 367 de Atanásio.
Em relação ao sínodo de Laodicéia, alguns estudiosos sugerem que o cânone 59, o que apresenta a lista de livros canônicos, seja uma adição posterior, não tendo constado nos documentos originais, sendo assim igualmente posterior a carta de Atanásio. Se não me engano, de qualquer maneira, esse cânone não cita o Apocalipse
Essa lista de São Cirilo de Jerusalém eu não conhecia. Você saberia mais ou menos em que ano foi composta a catequese IV? De qualquer modo, mais uma sem o Apocalipse, hehe. De fato, o Apocalipse foi um livro difícil de ser aceito por muita gente.
Infelizmente, não sei de quando seria tal catequese. :-\
Mas é da mesma época… Ou seja, a coisa já estava então bem consolidada!
Obrigado pela participação, João.
Abraço!
Caro Júlio,
Existem também traduções das Cartas de Atanásio para o aramaico (siríaco). Podes conferir aqui:
http://www.archive.org/details/festalepistlesof38atha
Um abraço
Pilipos
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