quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Quem foi São Valentim?

Hoje, dia 14 de fevereiro, a liturgia latina comemora São Valentim. Nos países de cultura anglo-saxônica, essa data equivale, grosso modo, ao nosso dia dos namorados. Os casais aproveitam para comemorar com presentes e bilhetes. A comemoração acabou por se estender também à amizade, e muitos chamam o dia de hoje de "dia da amizade".
Devido à influência da cultura estadunidense em todo o mundo, o dia de São Valentim acaba sendo lembrado em vários outros lugares, inclusive no Brasil.

Vale lembrar que São Valentim é o padroeiro dos casais.

Mas quem foi São Valentim?

Pouco se sabe sobre esse santo, e aí que o assunto se torna de interesse desse blog, já que São Valentim viveu e foi martirizado na antiguidade.
As fontes que relatam a vida e o martírio de São Valentim são bastante tardias e pouco confiáveis, e até mesmo lendárias, mas isso não invalida sua existência ou seu martírio. Uma dessas fontes é conhecida como Lenda Áurea e foi redigida no séc. XIII.

O que se sabe é que Valentim foi provavelmente sacerdote em algum lugar da Itália, na segunda metade do séc. III e que foi martirizado.
A data tradicional de seu martírio é o ano de 273. Mas, segundo a Lenda Áurea, ele teria sido martirizado no governo do Imperador Cláudio, o Gótico, o que necessariamente dataria sua morte entre 260-270 (período de governo do imperador em questão).

Ainda segundo a Lenda Áurea, Valentim teria conseguido fazer com que o Imperador se interessasse pelo cristianismo, quase lhe convertendo. Ao saber da notícia, um governador armou um complô contra Valentim, que foi preso e confiado aos cuidados de um magistrado. Valentim então curou a filha do magistrado e toda sua família se converteu. Depois disso, Valentim acabou sendo decapitado, o tipo de morte mais comum entre os mártires, segundo os relatos de Martirólogos posteriores.

Outro relato, igualmente lendário, diz que, no tempo de Valentim, o imperador proibiu que casamentos fossem celebrados, para poder enviar mais jovens homens à guerra. Valentim se recusou a obedecer a ordem do imperador e casou vários noivos na surdina. Ao ficar sabendo do acontecido, o imperador mandou prender, torturar e executar Valentim. Talvez essa lenda esteja na origem da celebração de São Valentim como uma espécie de "dia dos namorados".

Alguns defendem que a origem de tal celebração estaria, no entanto, relacionada a festas pagãs de fertilidade e amor, celebradas no mês de fevereiro. Na Roma antiga, por exemplo, o dia 15 de fevereiro era o dia da festa de Lupercus, deus da fecundidade.

O Papa Julio I (Papa entre os anos de 337-352), um dos grandes aliados de Atanásio de Alexandria no Ocidente, construiu uma Igreja em homenagem a São Valentim em Roma.