quarta-feira, 29 de junho de 2011

O trabalho de Alin Suciu com manuscritos coptas

Creio já ter dito nesse blog que a quantidade de manuscritos coptas que sobreviuveu até os dias de hoje é muito maior que a quantidade de estudiosos aptos e interessados em estudá-los. Esse, digamos, déficit faz com que existam dezenas, centenas de manuscritos e fragmentos coptas desconhecidos e não editados. Manuscritos e fragmentos que, muitas vezes, ficam esquecidos e enconstados em bibliotecas do mundo devido ao simples fato de não haver gente o suficiente que se interesse em estudá-los e editá-los.
Pois bem, o meu colega e amigo Alin Suciu teve acesso à base de dados de manuscritos e fragmentos coptas do professor italiano Tito Orlandi, base de dados essa que contém muitas, não sei exatamente quantas, fotos de manuscritos e fragmentos coptas. Na maioria dos casos, tratam-se de fotos de manuscritos e fragmentos que ainda não foram editados ou sequer identificados.
Enquanto prepara sua tese de doutorado, Alin Suciu tem conseguido identificar vários desses fragmentos; ele tem identificado outros testemunhos e/ou versões de textos já conhecidos. Talvez ele já tenha até encontrado algum fragmento ou manuscrito que contenha um texto inédito. Vale a pena conferir de perto o trabalho de Suciu em seu SITE, que, a partir de hoje, passa a constar nesse blog como um link permanente.
Quem sabe num futuro próximo, Suciu, contanto talvez com a ajuda de outros estudiosos, consiga editar alguns desses manuscritos e fragmentos. Eu mesmo já ofereci ajuda.

PS: atendendo a pedidos, resolvi aumentar o tamanho da fonte nas postangens.