Esse ano, o “Nordic Nag Hammadi and Gnosticism Network” acontecerá em Québec entre os dias 15 e 17 de março, na Université Laval, a exemplo do ano passado. Quem está organizando é meu amigo, Tuomas Rasimus.
Eu tive a oportunidade de participar desse seminário em 2007, no Cairo. Foi uma das melhores experiências acadêmicas que já tive: conheci vários estudiosos de renome, como o professores Einar Thomassen e John Turner. E claro, o pessoal da Escandinávia é muito legal e simpático, mas bebe um pouco demais para o meu gosto, hehe.
Postei algo aqui sobre o NNGN no Cairo há muito tempo, mas, não custa nada explicar de novo como ele funciona. Sempre é escolhido um texto copta para ser traduzido durante o seminário. De manhã, são apresentadas comunicações e de tarde faz-se a tradução do texto, tradução essa que é coordenada por um professor convidado. Esse ano, o texto a ser traduzido é Allogenes (NH XI, 3) e o convidado, um dos que melhor conhece o texto em questão, o Prof. John Turner. Eu vou ter novamente a oportunidade de apresentar uma comunicação, na terça-feira, dia 16. O título é “The Apocalyptic Worldview and Divine Authority in 4th Century Egyptian Hagiography: the cases of the Life of Antony and the Life of Pachomius”.
Nos dias que se seguirão ao NNGN, haverá ainda, um colóquio aqui na Université Laval sobre Plotino e a gnose: “Contempler, connaître, toucher, devenir Dieu: Les stratégies diverses chez Plotin et dans La gnose”.
Apresentarão conferências nesse colóquio os professores Louis Painchaud, Paul-Hubert Poirier, Anne Pasquier, John Turner e até um brasileiro que eu não conhecia, mas que certamente terei a oportunidade de conhecer agora, Maurício Pagotto Marsola.
Acima, para descontrair, uma foto do grupo completo que participou do NNGN no Cairo em 2007.