terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Gnosticismo e Nag Hammadi no Brasil

Fico muito contente com o fato de haver cada vez mais estudantes interessados em Nag Hammadi e gnosticismo no Brasil. Tenho recebido muitos e-mails e mestrandos de universidades brasileiras que estão começando a se dedicar ao estudos de textos de Nag Hammadi e do gnosticismo. Recentemente entraram em contato comigo uma estudante do Rio Grande do Sul e outra da PUC-SP.
Em Brasília, teremos nesse semestre, além da Virna que está estudando o Evangelho de Filipe, o João Gabriel que vai começar um mestrado sobre o Evangelho de Maria.
Espero que esse campo de estudos se desenvolva bastante no Brasil, as perspectivas são boas; quem sabe daqui a alguns anos, possamos fazer um colóquio só sobre isso no Brasil.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

The Legacy of John

Acaba de ser lançado pela editora Brill um livro cujo organizador é meu colega e amigo Tuomas Rasimus. O livro se chama The Legacy of John e trata basicamente da utilização e consumo do Quarto Evangelho no século II. Não tive tempo de ler o livro ainda, mas o Tumoas me adiantou que o livro demosntra que o Evangelho de João era muito mais utilizado e difundido do que se pensa; ao contrário do que muitos pensam, não era um texto usado basicamente por "gnósticos", mas por toda a cristandade.
Ao todo são 12 contribuições, entre elas, uma do Prof. Paul-Hubert Poirier, meu co-orientador e uma da Prof. Anne Pasquier, também da Université Laval; tem até uma do Marvin Meyer, um dos editores do Evangelho de Judas.
Enfim, quem conhece os livros da Brill sabe que eles são muito bons, mas também muito caros...Quero ver se consigo comprá-lo um dia, hehe. De qualquer forma, é um livro fundamental para quem trabalha com consumo do Novo Testamento.